Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação para atuação como Médico Veterinário Habilitado junto ao Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos. O curso é oferecido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado.

A capacitação será realizada em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, do dia 30 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

O curso é uma adequação à Instrução Normativa nº 6, emitida pelo Ministério da Agricultura no início de 2018, que aprovou as Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo no Território Nacional. Uma das mudanças propostas pela Instrução foi a necessidade de habilitação dos médicos veterinários particulares para atuação nos testes diagnósticos da doença para finalidade de trânsito.

Desde maio de 2018, a capacitação é oferecida e  organizada pela equipe do Programa Estadual de Sanidade Equina em conjunto com a seção de Educação Sanitária do Departamento de Defesa Agropecuária. Até hoje, o Programa já formou 14 turmas, totalizando cerca de 1.500 médicos veterinários treinados em municípios como Santa Maria, Pelotas, Alegrete, São Luiz Gonzaga e Passo Fundo.

 

Foto: Fernando Dias/Seapdr

Compartilhe essa notícia: