*Matéria atualizada às 15h14 para inserir novas informações
As primeiras doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegam hoje (18) ao Rio Grande do Sul pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
A informação foi confirmada no início da tarde pela assessoria do governo do Estado. De acordo com o governo, as vacinas embarcam às 18h no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em um voo da Azul Linhas Aéreas. O desembarque na capital está previsto para às 20h25.
Na manhã desta segunda-feira, o governo do Estado havia anunciado uma cerimônia simbólica para dar início à campanha de vacinação. A primeira vacinação estava prevista para às 17h, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HPCA)
Um novo ato simbólico será realizado no HCPA às 21h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo do Estado.
O Rio Grande do Sul receberá 341,8 mil doses da CoronaVac. A distribuição para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde será feita logo após o desembarque. Dessa forma, na terça (19), os municípios já poderão começar a vacinação.
A campanha no RS seguirá as diretrizes do Plano Nacional e Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, serão imunizados os profissionais da saúde da linha de frente contra Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas. Segundo o plano estadual de vacinação contra Covid-19, 4.472.58 pessoas integram o grupo prioritário.
Na semana passada, o Ministério da Saúde alterou o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, alterando integrantes do grupo prioritário.
A ordem prioritária final será indicada conforme informe técnico.
Grupo 1 (Prioritário)
Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas). Também entram populações indígenas e quilombolas.
Grupo 2 (Prioritário)
Pessoas de 60 a 74 anos.
Grupo 3 (Prioritário)
Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
Grupo 4 (Prioritário)
Professores, nível básico ao superior; servidores das forças de Segurança e salvamento; funcionários do Sistema Prisional.
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini