| Lívia Rossa |

Em entrevista exclusiva para a RDC TV, o governador Eduardo Leite comentou que espera melhora na economia em junho e reiterou a importância do isolamento social para a redução dos casos de Covid-19 no Estado.

O governador iniciou a entrevista falando sobre as perspectivas de aumento na arrecadação em junho em relação ao mês anterior e afirmou que é necessário respeitar as medidas de isolamento social impostas pelo modelo utilizado desde março no Estado.

A flexibilização econômica tem se dado pelo modelo de distanciamento com base nas bandeiras amarela, laranja, vermelha e preta que representam, respectivamente, risco de contágio baixo, médio, alto ou altíssimo.

“Bloqueio das atividades foi essencial para reduzir a gravidade do problema”

De acordo com o governador, a rapidez com que o ato de bloqueio econômico, principalmente relacionado ao comércio, foi essencial para reduzir a gravidade do problema de saúde pública. O distanciamento social é visto como a ferramenta mais forte de combate à doença.

“Essa é a única ferramenta que temos até o desenvolvimento da vacina, já que uma imunização não pode ser desenvolvida rapidamente e sair sendo aplicada em milhões de pessoas mundo afora”, lembra Leite. O governador também informou que se impõe protocolo de segurança do ponto de vista sanitário e que o modelo estabelecido deve ser um equilíbrio entre a saúde das pessoas com a atividade econômica.

Efeitos colaterais na economia são inevitáveis

Na avaliação do governador não teria haveria reação de proteção sem efeitos colaterais em setores como o econômico, que refletem diretamente a redução da atividade econômica, o aumento do desemprego e a perda de renda.

Emendando as avaliações nos números do Estado, Leite diz que espera melhora na receita do mês de junho. O governador acredita que o pior período aconteceu em maio, retração de 30% na arrecadação; no mês anterior, em abril, o recebimento despencou 20%.

Leite afirmou que o momento é nebuloso em relação à situação no novo coronavírus e, por isso, não se pode ter uma resposta definitiva da retomada econômica, mas lembrou que é essencial combinar a saúde da população com a administração da economia. “Nosso trabalho é para conciliar”, disse o governador. Para o Governo do Estado, se a população não possuir segurança é muito difícil ter uma visão mais positiva de investimentos.

Discordância do Governo Federal

A respeito das discordâncias que possui com o Governo Federal, a respeito da liderança do presidente Jair Bolsonaro, Leite diz que “se fosse falta de liderança já era grave, mas uma liderança no sentido contrário consegue ser ainda pior”, afirma.

Para ele, quando o presidente contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e despreza a ciência, o reflexo é confusão e incertezas para a população. Leite afirmou ainda que não é seu papel “fazer juízo de valor do presidente”, mas que tem um compromisso com a democracia e se preocupa com a forma como está sendo conduzido o Brasil.

Compartilhe essa notícia: