Caroline Musskopf e Moisés Machado

“Os líderes arriscam vidas minimizando o coronavírus. Bolsonaro é o pior”, este é o título do editorial do The Washington Post. O jornal americano colocou o presidente Jair Bolsonaro como pior que o presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, que recomendou sauna e vodca para combater o Covid19 e o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, que não é visto e nem ouvido em público há um mês. Afinal, melhor desaparecer, que aparecer para atrapalhar.

“De longe, o caso mais grave de improbidade é o do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Quando as infecções começaram a se espalhar em um país de mais de mais de 200 milhões de pessoas, o populista de direita citou como sendo o coronavírus “um pouco de gripe” e instou brasileiros a “enfrentar o vírus como um homem, p****, não um menino”. Pior, o presidente tentou repetidamente minar as medidas tomadas pelos 27 governadores estaduais do país para conter o surto”, destacou o jornal.

No fim, o conselho editoral do “Post” sugere que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aconselhe Bolsonaro. “Enquanto os EUA pouco têm sido um líder mundial em parar o vírus, o país obteve melhor performance desde que o presidente Trump deixou de lado sua retórica no mês passado e passou a apoiar os esforços de contenção recomendados por profissionais de saúde”, afirma o texto.

Desde que a crise causada pelo novo coronavírus foi instaurada no país, foram várias as situações provocadas por Bolsonaro que o levaram a ser visto como o pior líder mundial de um país que combate a pandemia. O presidente emitiu decreto retirando dos estados o poder de restrição de movimento, tentou liberar igrejas para realização de cultos, também idealizou a campanha publicitária “O Brasil não pode parar”, todas ações barradas pela justiça.

Em rede nacional, Bolsonaro criticou o fechamento de escolas e comércio e comparou coronavírus a ‘resfriadinho’, fato também destacado pelo jornal americano. O chefe de Estado brasileiro teve vídeos excluídos das três principais redes sociais Twitter, Facebook e Instagram por ‘causar danos reais às pessoas’. Ainda debochou de sintoma das vítimas do covid-19 e diz que vírus é igual chuva: “pode molhar ou afogar”. Em live com religiosos, indo na contramão de especialistas e, de seu próprio Ministro da Saúde, diz que o vírus está indo embora.

Recentemente uma pesquisa mostrou que 76% dos brasileiros aprovam as ações do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, contra apenas 33% que aprovam a forma com que Bolsonaro tem administrado a pandemia. Como prêmio por brilhar mais que o presidente, Mandetta deve ser demitido, ainda essa semana.

No Brasil, diversos veículos de comunicação também já se posicionaram com relação ao perigo à saúde pública representado pelo Presidente da República. O UOL, em texto assinado por Reinaldo Azevedo, afirma em fevereiro deste ano: “É preciso pôr um limite a Bolsonaro. Em nome das instituições”. O Grupo Bandeirantes de Comunicação, também em editorial, não poupou o deputado federal e filho do presidente Eduardo Bolsonaro, em sua atuação em redes sociais contra a China.  Mais recentemente, no dia 26 de março, a Folha de São Paulo publicou o texto chamado “Presidente, retire-se!”, o qual foi respondido com sarcasmo pelo chefe de Estado em rede social.

O editorial do The Washington Post não foi a primeira vez em que um veículo de comunicação do exterior crítica a postura de Bolsonaro. Ele já havia sido criticado em outro editorial, do britânico The Guardian, em 31 de março. O jornal disse que o presidente brasileiro representa “um perigo para os brasileiros“. 

Confira abaixo outras manchetes pelo mundo

  1. The Guardian
    “Jair Bolsonaro diz que crise de coronavírus é um truque da mídia”
  2. The Economist
    “Presidente do Brasil “toca violino” enquanto a pandemia cresce”
  3. Wall Street Journal
    ‘Volte ao trabalho’: Bolsonaro descarta riscos mortais do coronavírus no Brasil
  4. Forbes
    “Em Coronavírus versus Brasil, Bolsonaro fica quase sozinho”
  5. BBC
    “Enquanto o mundo tenta desesperadamente combater a pandemia de coronavírus, o presidente do Brasil está fazendo o possível para desacreditá-la“
  6. New York Times
    “O presidente Jair Bolsonaro, que chamou o vírus de “uma gripezinha”, é o único “grande” líder mundial que continua questionando os méritos das medidas de bloqueio para combater a pandemia.
  7. Washington Post
    Bolsonaro é o líder negacionista mundial do coronavirus
  8. El País
    A atitude imprudente e irresponsável do líder do maior país da América do Sul ameaça causar inúmeras mortes
  9. Business Insider
    “O presidente Bolsonaro sugeriu que seu povo é naturalmente imune ao coronavírus, alegando que eles podem nadar no esgoto e ‘nada acontece’”
  10. The Japan Times
    Jair Bolsonaro isolado e enfraquecido pela negação de coronavírus
  11. The Wire
    Bolsonaro está usando uma crise de saúde pública para ampliar divisões no Brasil
  12. The Time of India
    Presidente do Brasil tira selfies e aplaude manifestantes apesar de riscos da pandemia
  13. The Chicago Tribune
    “O presidente Jair Bolsonaro do Brasil promoveu repetidamente tratamentos não comprovados de coronavírus e sugeriu que o vírus é menos perigoso do que dizem os especialistas.”
  14. The Independent
    “Coronavírus: Bolsonaro alega que a mídia ‘engana’ os brasileiros em meio ao agravamento da pandemia”
  15. The Asahi Shimbun
    “Pelo menos um líder mundial seguiu as alegações de Trump de promover o uso das drogas. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, elogiou repetidamente os benefícios da hidroxicloroquina e da azitromicina”.
  16. Al Jazeera English
    COVID-19: Bolsonaro está colocando ‘vidas em perigo‘”
  17. The Sydney Morning Herald
    Bolsonaro joga com a vida e a morte em meio a pandemia”
  18. Daily Herald
    Facebook se une resistência contra as alegações de Bolsonaro sobre o vírus
  19. Jacobin Magazine
    Numa pandemia, Bolsonaro é mais perigoso do que nunca
  20. Time
    O presidente do Brasil ainda insiste que o coronavírus é um exagero. Governadores revidam
Compartilhe essa notícia: