Empresários de Porto Alegre já estavam preparados para retomar suas atividades no fim de semana, em decorrência do Dia dos Pais quando foram surpreendidos, nesse sábado (8), por uma liminar solicitada pelo Governo do Estado contrária à abertura prometida pelo prefeito Nelson Marchezan.
Os comerciantes que abriram suas portas tiveram que fechá-las até às 16h de sábado, sujeitos à fiscalização. Agora, a expectativa é que um novo decreto com determinações para as atividades saia ainda nesta segunda-feira.
Por meio de nota, a Prefeitura diz que “apesar de termos combinado com entidades empresariais de diversos setores a publicação do decreto que regulamenta o retorno das atividades em Porto Alegre, isso não será realizado até o alinhamento dos termos da reabertura com Estado, Ministério Público e Judiciário.A cautela visa a garantir maior segurança jurídica e a evitar novos prejuízos aos comerciantes – como os já causados, nesse feriado, pela confusão (desnecessária) entre competências municipal e estadual”.