O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (13). Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, com a aplicação da prova começando às 13h30min pontualmente. Estima-se que 3,3 milhões de candidatos realizem a prova no Brasil e cerca de 146,7 mil no Rio Grande do Sul. No próximo domingo (20), os estudantes realizam a segunda etapa do exame, no mesmo horário e local.
Neste primeiro dia, os candidatos escreverão a redação, além das provas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada. A parte de linguagens abrange questões de língua portuguesa, língua estrangeira e literatura e as questões de ciências humanas são divididas entre geografia, história, filosofia e sociologia. A prova termina às 19h.
O participante que sair do local de realização do exame antes de duas horas corridas de prova, será eliminado. O caderno com as questões só poderá ser levado pelos candidatos que deixarem as salas faltando 30 minutos para o encerramento da prova.
Para ficar atento
Para acessar o seu local de prova, é preciso acessar o cartão de confirmação do exame, disponível na página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). O endereço é mesmo para os dois domingos, 13 e 20 de novembro.
Os candidatos precisam levar um documento oficial de identificação com foto. É preciso levar caneta esferográfica de material transparente, até mesmo para quem optou pela modalidade digital. É permitido que o candidato leve bebidas (sem álcool) e lanches para a prova. Itens eletrônicos como celular, fone de ouvido, tablet e smartwatch não são permitidos e devem ficar dentro do porta-objetos entregue a cada participante.
Enem digital
Cerca de 65 mil candidatos são esperados para a realização da prova digital. Apesar do modelo ser diferente, os procedimentos são iguais aos da versão impressa. Sendo assim, o participante deve comparecer ao local de prova com caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, e documento de identidade. A modalidade digital é exclusiva para alunos que irão concluir o Ensino Médio em 2022 ou que já concluíram, não podendo ser realizada por treineiros.
Foto: MEC