Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Desde às 8h de hoje (15), o contribuintes já podem entregar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2023. A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde registrado em 2022, quando o Fisco recebeu 36.322.912 documentos.

A declaração este ano traz algumas mudanças, como o novo prazo, de 15 de março a 31 de maio. Segundo a Receita, a alteração aconteceu para que os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Outras novidades são relativas à restituição. Aqueles que optarem por receber a restituição por Pix ou usaram a declaração pré-preenchida receberão os valores primeiro, segundo a Receita. Mesmo com a mudança, a ordem de prioridades seguirá respeitando o ordenamento legal.

Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Compartilhe essa notícia: