Alice Ros

O governador Eduardo Leite apresentou nesta quinta-feira (30), por videoconferência, os resultados de uma pesquisa realizada com entidades educacionais sobre o retorno do ensino presencial no Rio Grande do Sul. A consulta contou com a participação de 759 entidades, conselhos, secretarias de educação e sindicatos, distribuídas em 441 municípios gaúchos.

A maioria dos participantes acredita que as atividades presenciais do Ensino Superior devem retornar em primeiro plano. Em seguida, as entidades defendem a volta do Ensino Médio e Técnico, do Ensino Fundamental e, por último, a Educação Infantil.

A retomada gradual das aulas inclui, na perspectiva dos entrevistados, a identificação de doenças respiratórias e comorbidades no histórico dos estudantes. As entidades também apontaram a necessidade de incluir técnicos de enfermagem e profissionais de saúde mental nas instituições de ensino.

Entre as medidas de prevenção contra a Covid-19, foram destacadas o distanciamento obrigatório entre alunos e ações de higienização pessoal, como utilização de protetores nos calçados, cabelos presos e higienização frequente das mãos.

Segundo Eduardo Leite, as informações divulgadas serão utilizadas para avaliar a volta às aulas. “A consulta vai nos ajudar a pensar como vai se dar esse retorno. É muito relevante, mas não é necessariamente a decisão que tomaremos sobre o tema”, declarou o governador do Estado.

Compartilhe essa notícia: