Com 450 estudantes de Ensino Fundamental, a Escola General Ibá Ilha Moreira é uma das instituições mais tradicionais de Porto Alegre. Localizada na zona leste, no bairro Jardim Carvalho, passa por um processo de reestruturação dos ambientes e reelaboração dos componentes pedagógicos.

Apostando nos conceitos tecnológicos da robótica educacional e da eletrônica, a direção, que assumiu em 2017, qualificou o espaço com a criação de salas temáticas, reforma do telhado, laboratório de química e quadra esportiva. Já foram investidos cerca de R$ 150 mil.

A diretora Lilian Almeida de Araújo destaca que o papel da escola contemporânea, cada vez mais, será o de oferecer o conteúdo que o aluno do século 21 necessita.

“Estamos propondo iniciativas inovadoras e criativas que incentivem o nosso estudante a permanecer na sala de aula. O que a sociedade quer destes jovens? Com certeza não é o mesmo que há 40 anos. Por isso, temos que nos conectar e aprender juntamente com eles.”

Robótica Educacional

Um dos personagens desta transformação é o professor de Matemática e Robótica Educacional Jones André Conceição. Desde os 17 anos trabalhando como industriário, influenciado pela mãe, que era professora, aos poucos foi se preparando para também se tornar um educador. Com amplo conhecimento em eletrônica, se formou em Matemática em 2014 e se inscreveu para um contrato temporário de 40 horas. “Eu realmente acredito na educação e não tem dinheiro que pague o brilho nos olhos das crianças quando elas aprendem algo que realmente vai fazer diferença na vida delas”, ressalta.

Jones conta que, através da oportunidade de lecionar uma disciplina da grade curricular, conseguiu unir esforços para inaugurar o Espaço Maker para robótica educacional. O local, que atende estudantes do 6ª ao 9ª do Ensino Fundamental, busca trabalhar conhecimentos de programação, construção e elaboração de projetos eletrônicos. “Como eu já tinha esta experiência, pelo meu histórico profissional, eu procurei encontrar uma perspectiva de ensino que também contribuísse com os alunos no mercado de trabalho”, afirma.

Opinião dos estudantes

A aluna Anne Kessy Saraiva, 14 anos, do 9º do Ensino Fundamental, diz que, após a chegada do professor Jones, as portas do conhecimento se abriram de forma diferenciada. “Aprender sobre robótica é algo totalmente inovador e interessante. São muitos ensinamentos de hardware e software que trazem uma nova ideia a cada dia”, explica.

O estudante Nicolas Rocha, 17 anos, que também está no 9º ano do Ensino Fundamental, diz que a robótica é uma oportunidade de ter a liberdade de criar o que quiser. “É uma coisa legal que se aprende na prática. Não é somente nos livros, mas na construção e na montagem da parte elétrica dos objetos”, afirma.

Fundada em 7 de janeiro de 1971, a Escola General Ibá Ilha Moreira oferece atividades como contação de histórias e oficinas de jogos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A estrutura do estabelecimento conta com biblioteca, cozinha, refeitório e banheiros adaptados para estudantes com deficiência.

Foto: Diego da Costa / Ascom Seduc

Compartilhe essa notícia: