As escolas de Porto Alegre terão um botão de pânico. A decisão foi tomada em uma reunião hoje entre a prefeitura do município, o Instituto Cultural Floresta e a empresa BeOn, que firmaram a parceria para a instalação do sistema em 98 escolas da rede municipal e em outras 214 parceiras da educação infantil.
“A segurança dos nossos estudantes é prioridade. Temos um conjunto de medidas já implantadas nas escolas e a parceria com o Instituto Floresta vai garantir esse avanço fundamental para buscar a tranquilidade dos profissionais, familiares, estudantes e de toda a comunidade escolar. É mais uma parceria em benefício do cidadão”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.
De acordo com a administração municipal, o sistema ficará disponível para demais instituições das redes pública e privada que desejarem utilizá-lo. Na próxima semana serão realizadas vistorias para que seja elaborado um cronograma da implantação do sistema.
A ideia é que o botão possa ser acionado por professores e servidores cadastrados. O sistema, então, enviará um alerta para o Centro Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), que acionará as forças de segurança e demais órgãos em alertas que ocorram nos endereços pré-cadastrados das escolas e creches.