O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e a prefeitura de Porto Alegre promoveram na tarde dessa segunda-feira (18/4) reunião para alinhar detalhes sobre o planejamento de segurança do South Summit 2022, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de maio, no Cais Mauá, na Capital.

O encontro, conduzido pelo secretário estadual da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e contou com a participação do secretário da Justiça e dos Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e dos secretários municipais de Segurança, coronel Mário Ikeda, e de Desenvolvimento Econômico, Vicente Perrone. Também estiveram presentes as chefias de todas as instituições vinculadas da SSP (Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar), além de representantes de pastas municipais e estaduais relacionadas à organização e de órgãos federais que irão atuar no planejamento integrado.

O secretário da SSP destacou que realização desse evento é de extrema importância para o Estado como um todo e, especialmente, para a Capital, pela atração de negócios e inovações. “A Segurança Pública, como tem ocorrido em todos os grandes eventos que conquistamos nos últimos anos, precisa estar muito alinhada e integrada para garantir a tranquilidade, permitindo que o ambiente de desenvolvimento alcance o máximo do seu potencial. A Copa América, em 2019, já foi um case de sucesso que teve, inclusive, peso importante na definição de Porto Alegre como sede do South Summit. Não tenho dúvida que nesse evento repetiremos o nível de excelência”, afirmou Santarosa.

Secretário municipal da área, coronel Ikeda também ressaltou o alinhamento entre executivo municipal e estadual, assim como seus respectivos órgãos de segurança, como fundamental para o sucesso do evento internacional. Durante o período do South Summit, também acontecerá o show da banda Metallica (dia 5 de maio, na Fiergs) e o desfile das escolas de samba de Porto Alegre (dias 6, 7 e 8 de maio, no Porto Seco), o que exigirá um esforço de logística e inteligência para acompanhamento das três programações.

“Teremos grandes públicos em diversos pontos da cidade e com perfis diferentes. Isso vai demandar dos gestores públicos uma grande atenção. Além de estarmos preparados, também seguiremos ampliando a integração entre os órgãos de segurança e forças policiais”, afirmou Ikeda.

A atuação estratégica de cada órgão de segurança está sendo definida. Novos encontros ainda serão realizados. Conforme Santarosa, as instituições e a organização trabalham com a possibilidade de instalação de um centro de comando integrado, com participação de representantes de todos os órgãos envolvidos, dentro das instalações da feira no Cais. Também já está definido o apoio por parte da SSP com a utilização das plataformas de observação elevada, com central móvel de videomonitoramento.

A prefeitura também atuará em diferentes frentes para garantir o sucesso do cronograma de eventos. “A realização de eventos simultâneos na capital demonstra que Porto Alegre está apta para receber bem os turistas, em meio ao South Summit, um dos maiores encontros de inovação do mundo”, salientou o secretário Perrone.

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2012, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. Em Porto Alegre, deve impactar milhares de pessoas e contar com mais de 400 palestrantes, em um total de 5 mil metros quadrados, no Centro Histórico.

Pela primeira vez, o South Summit será totalmente realizado fora da Europa. Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. O Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública do RS // Foto: Giulian Serafim (PMPA)

Compartilhe essa notícia: