| Gabriela Porto Alegre |

Assim como Porto Alegre, Gravataí vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus. A cidade atingiu, nesta semana, 100% de ocupação em unidades de tratamento intensivo (UTIs). Em entrevista ao Portal RDC desta quinta-feira (4), o prefeito da cidade, Luiz Zaffalon, afirmou que as estruturas de saúde da cidade estão superlotadas. “Estamos em colapso”, disse o prefeito.

Apesar de ter aumentado o número de leitos, isso não foi o suficiente para atender a demanda crescente de pacientes infectados pela covid-19. “Tivemos um aumento nos últimos dias. Saímos de 32 leitos para mais de 120. A gente conseguiu um feito importante para atacar o momento que a gente vive, mas não foi o suficiente”.

Atualmente, o município opera com sua rede hospitalar acima da capacidade normal. “Tudo acima de 100% em todas as estruturas que a gente tem. Ontem conseguimos o último espaço que a gente poderia adaptar aqui na estrutura hospitalar da cidade. A gente conseguiu com a direção da Santa Casa, que gerencia o Hospital de Gravataí, e ampliamos os últimos leitos clínicos que nós poderíamos ter feito”, comentou o prefeito, entristecido pelo momento em que o Estado inteiro vive. “Entramos em colapso. O número de pacientes e o número de infectados é muito maior do que a nossa capacidade de disponibilizar estrutura hospitalar. Já começam a faltar profissionais, começa a faltar estrutura em tudo quanto é lado e equipamentos de proteção individual (EPIs)”.

Durante a entrevista, Zaffalon fez ainda um apelo à comunidade local para que mantenham os cuidados necessários. “Estamos em sinal de alerta.  Estamos apelando à população para que nos ajude, que não saia de casa e tome as medidas que tem que tomar. Porque esgotou, estamos em colapso em Gravataí”.

Compartilhe essa notícia: