A prefeitura de Esteio decidiu ampliar a vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades. Com a chegada de um novo lote de vacinas na manhã desta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a redução da imunização de pacientes com comorbidades em mais três anos, estendendo a campanha para pessoas a partir de 56 anos. Nesta remessa, Esteio recebe 1.220 doses da vacina Astrazeneca, 245 reservadas para a aplicação da segunda dose e 975 para a primeira dose.

Na quinta-feira (22), o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), havia anunciado a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 59 anos e comorbidades. Em publicação nas redes sociais, Pascoal explicou que o quantitativo recebido pelo governo do Rio Grande do Sul ainda é baixo e, por isso, a vacinação para pessoas com comorbidades deve seguir critérios de idade.

“Como o volume de doses é insuficiente para a demanda, o critério de idade seguirá acompanhando o critério comorbidade. Nós vamos reduzindo as idades de forma sucessiva”, afirmou. 

Para receber a primeira dose da vacina, pacientes com comorbidades devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Também é obrigatório mostrar um documento que ateste a doença informada, seja por laudo médico, receita de um medicamento controlado relacionado com a doença ou algum exame com diagnóstico conclusivo.

A imunização pode ser agendada pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina ou pelos telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (Ramal 1 – das 8h às 12h e das 13h às 17h). Pessoas com dificuldades para marcar a vacinação podem buscar ajuda diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs). Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão imunizados em casa, também após agendamento pelos mesmos canais. Grupos prioritários cuja data de vacinação podem agendar o horário para ir até o drive-thru e receber a dose.

Confira a lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra Covid-19:

– Diabetes Mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão arterial resistente (HAR)

– Hipertensão arterial estágio 3

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Microcardiopatias e pericardiopatias

– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênitas no adulto

– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– Doença cerebrovascular

– Doença renal crônica

– Imunossuprimidos

– Anemia falciforme

– Obesidade mórbida

– Síndrome de down

– Cirrose hepática

Foto: Divulgação/Prefeitura de Esteio

Compartilhe essa notícia: