A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre anunciou hoje (26) que os estoques de imunizantes para a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 podem acabar até a quarta-feira (28). De acordo com a pasta, os últimos lotes enviados pelo Ministério de Saúde vieram com um quantitativo menor do que o esperado para a conclusão do esquema vacinal.

Parte da redução de vacinas enviadas ao Estado pode ser atribuída ao atraso no recebimento de matéria prima para a produção de vacinas no Instituto Butantan, que reduziu o ritmo de produção. Outro ponto também inclui a orientação do Ministério da Saúde aos municípios para que usassem os estoques reservados para a segunda, em 21 de março. Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a previsão de entrega de novas doses da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan é para daqui a 10 dias.

A Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre iniciou uma operação para identificar pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra Covid-19. O levantamento é feito através de uma busca de informações no banco de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações e do E-SUS, além de ligações telefônicas. Os drive-thrus também auxiliaram no processo de identificação, informatizados para registro em tempo real no sistema. 

A SMS garante que caso a segunda dose não seja tomada no prazo definido no cartão de vacinação, não há risco de perda de efeito da primeira dose. Em relação à vacinação de profissionais de saúde, áreas de apoio, estudantes e estagiários do segmento, a orientação é que aguardem a reposição dos estoques nas farmácias.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Compartilhe essa notícia: