O evento Por que queremos ser uma Cidade Educadora? ocorre no Teatro da Unisinos nesta sexta-feira, 29, das 9h às 12h. Promovido pela prefeitura, por meio do Pacto Alegre, tem como público-alvo gestores públicos, sociedade civil, líderes empresariais, educadores e comunidade em geral.
Conforme o professor da Unisinos, Gustavo Borba, a ideia é unir forças e promover ações que possam reforçar a educação. “É importante o engajamento do poder público com a sociedade civil e universidades. Precisamos mobilizar cada vez mais a sociedade”, destaca Borba.
No dia 4 de março, a Capital reingressou oficialmente na Rede Internacional das Cidades Educadoras, conjunto de municípios de diversos países que compartilham princípios básicos de educação. Desde o ano passado, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), vem articulando o retorno de Porto Alegre ao programa.
“Estamos muito felizes com esse retorno. Vamos trabalhar para que nossa cidade seja referência no contexto das cidades educadoras,” destaca o secretário interino da SMTC, Alexsandro Machado.
O evento contará com nomes como o do consultor espanhol Joseph Piqué; Laura Alfonso, representando a Rede Internacional das Cidades Educadoras; Maria Silvia Bacila, coordenadora da Rede Brasileira das Cidades Educadoras; prefeito Sebastião Melo, além de representantes das secretarias da Educação e da Transparência.
Guia de Cuidados – Durante o evento será distribuído o Guia de Cuidados da Primeira Infância. O material foi elaborado por educadores Colégio Farroupilha e tem o apoio do Pacto Alegre e prefeitura. Em linguagem acessível, o guia traz dicas, informações e orientações sobre o sono, rotina, alimentação, desfralde, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre