Nesta quarta-feira (28), uma operação realizada pelo Exército brasileiro apreendeu materiais utilizados no garimpo ilegal em terras indígenas no Pará. A ação consistiu na investigação de dois postos de combustível que já vinham sendo investigados por agências locais.

A missão integra a Operação Samaúma, iniciada no dia 28 de junho, que  permite o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem para o combate aos crimes ambientais.

Após a confirmação de suspeitas de que os estabelecimentos estariam abastecendo infratores ambientais, os militares foram acionados para oferecer apoio às autoridades locais. Na ocasião, foram apreendidos 500 litros de gasolina, 300 litros de óleo diesel, um gerador, 334 litros de óleos lubrificantes, uma balança de precisão e uma pequena quantidade de ouro.

A operação ocorreu na área da Vila Renascer, próximo à Base da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no interior da Terra Indígena Apyterewa.

A missão contou com a participação do Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, do 9º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, e dos militares do 50º Batalhão de Infantaria de Selva apoiaram os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

 

Fonte: Exército Brasileiro

Foto: 23ª Brigada de Infantaria de Selva

Compartilhe essa notícia: