| Ana Cláudia Capellari |

A 44ª Expointer – que encerrou hoje (12) – teve um resultado positivo e que superou as expectativas dos organizadores. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a feira movimentou R$ 1.629.550.234,30.  Na comparação com a edição de 2019, última feira presencial antes da pandemia de Covid-19, houve uma variação negativa de 39,64%.

No entanto, esse percentual não tirou o ânimo do governo do Estado e das entidades que promovem em conjunto a feira.

Para o vice-governador e secretário de segurança pública do RS, Ranolfo Vieira Jr, a Expointer é o “símbolo do recomeço, da retomada”. “Sabemos que o agro não parou, não para e botou alimentos na mesa de todos nós no meio desse período”, destacou em coletiva de imprensa.

O setor das máquinas e implementos agrícolas foi o que mais faturou na feira. Conforme balanço final da Expointer, divulgado pela Seapdr, mais de 1 bilhão e 400 milhões de reais foram movimentados, o que mostra a força da área agrícola na maior feira a céu aberto da América Latina.

O pavilhão da agricultura familiar, outro exemplo, coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), teve um desempenho satisfatório na visão da federação. Nesse ano, o pavilhão movimentou  mais de 2 milhões de reais. “A 44ª Expointer foi um sucesso devido ao empenho das agroindústrias, que acreditaram na organização da feira e trouxeram muitos produtos novos e de grande qualidade”, ressaltou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.

“Expointer da superação”

A secretária da agricultura, Silvana Covatti, definiu que essa “será lembrada como a Expointer da superação” e que houve uma “sintonia perfeita” entre a pasta comandada por ela e a de Arita Bergmann, da Saúde. Nessa área, Arita destacou que o forte do evento foi a “educação para a saúde”.  Durante os nove dias de evento no Parque Assis Brasil, equipes da Secretaria Estadual orientaram os visitantes quanto ao uso correto de máscaras, utilização de álcool em gel com frequência para higienizar as mãos e até distribuição de ‘porta-máscaras’, para que o público pudesse armazenar a proteção facial de forma adequada e sem contaminações.  “Planejando e orientando dá sim para fazer um grande evento, nós fizemos um grande evento com excelentes negócios e segurança”, disse.

Bergmann ainda destacou que foi registrado nenhum surto de Covid-19 na Expointer.

Testagem contra a Covid-19

A Prefeitura de Esteio, uma das copromotoras do evento, foi a responsável por testar profissionais e visitantes que entraram na feira. De acordo com o prefeito do município, Leonardo Pacoal, das mais de cinco mil pessoas realizaram teste PCR-RT, apenas 19 tiveram o resultado positivo.

Veja o programa especial de encerramento da feira feito ontem (11) pela RDC TV

Compartilhe essa notícia: