Um acordo entre a Prefeitura de Lajeado, Empresa Gaúcha de Rodovias e representantes das famílias que vivem as margens da RS-130 decidiu pelo reassentamento dos moradores. A negociação aconteceu na última sexta-feira (07), promovida pelo Ministério Público.

A negociação definiu que a Prefeitura cederá uma área e construirá casas para as dez famílias, com saneamento básico e energia elétrica, além da construção de um galpão com a estrutura e o licenciamento para reciclagem, no bairro Jardim do Cedro. A comunidade atendida ocupa irregularmente o espaço ao lado da estrada há mais de cinco anos.

De acordo com o MP, as famílias vivem em condições insalubres e sem infraestrutura. Elas devem deixar o local no próximo dia 17. De acordo com o promotor Sérgio Diefenbach, que coordenou a audiência, a medida vai evitar que seja necessária uma reintegração de posse. “Conseguimos uma solução consensual para um conflito social antigo e complexo”, analisou.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, também comemorou o acordo “Essas seis famílias vão dar início a esse novo loteamento popular, com as condições necessárias para terem uma vida digna”, destaca. Após a saída dos moradores da região, o chefe do executivo municipal promete a construção de uma nova via no local, interligando a estrada a importantes estabelecimentos comerciais e industriais.

 

Foto: MP-RS/ Divulgação

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia: