Famílias com crianças em idade escolar, além dos cuidados com a compra de material e horários, no retorno às aulas, caso possuam animais de estimação, precisam organizar um trabalho de readaptação à rotina. Com certeza será reduzido o tempo de convívio em casa e, por isso, voltar aos passeios e brincadeiras anteriores ao período de férias é um primeiro passo. Sempre promover atividades conjuntas e, se possível, evitar deixar o cão sozinho no primeiro dia.
“Quem sabe comprar um brinquedo novo, que lhe distraia, diminua a ansiedade pela separação”, explica a veterinária Juliana Herpich, da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). Se o cão tem dificuldades em se adaptar, existem creches que podem acolhê-lo por algum período. Com isso, reduzem as possibilidades, inclusive, de mau comportamento dos pets, querendo chamar a atenção, saudosos da presença das crianças. Esses cuidados são igualmente válidos para tutores adultos quando retornam às atividades profissionais.
Consulta veterinária – Também é um bom período para se organizar os documentos dos animais da casa, como as carteiras de vacinação, receituários e exames. A coordenadora de Saúde Animal da Usav, médica-veterinária Brunna Barni, explica que é importante agendar uma avaliação clínica. Férias fora de casa, por exemplo, podem trazer junto com a bagagem, bernes e carrapatos. Por isso, verificar se a vermifugação e o tratamento contra pulgas está em dia, evita problemas futuros.
Vacinas – Embora o protocolo vacinal varie de acordo com o veterinário, é fundamental esse cuidado para uma boa saúde dos bichos de estimação. “Algumas raças, como o Pastor Alemão, por exemplo, necessitam uma quarta dose da polivalente”, explica Brunna.
Animais que permanecem em ambientes mais expostos, também podem receber, a cada seis meses, reforço vacinal contra a leptospirose. “E sobre a Felv (Feline Leukemia Virus, ou vírus da leucemia felina), antes de encaminhar para vacinação é importante que seja feita uma  testagem sanguínea”, alerta Brunna.
Guia de vacinas anuais para cães e a gatos
 – Cães filhotes
1ª dose da Polivalente: entre 6 e 8 semanas de vida
2ª dose da Polivalente: entre 10 e 12 semanas de vida
Gripe canina + Giardíase (não obrigatórias): 12 semanas de vida
3ª dose da Polivalente: entre 14 e 16 semanas de vida
Reforço da Gripe canina + Giardíase: 16 semanas de vida
1ª dose da Antirrábica: a partir de 120 dias de vida
– Cães adultos (ou sem ter recebido vacina)
1ª dose da polivalente e da antirrábica: acima de 12 semanas de vida
2ª dose da polivalente: 21 a 30 dias após a aplicação da 1ª dose
As vacinas polivalente e antirrábica devem ter reforço anual
– Gatos filhotes
1ª dose da múltipla: 60 dias de vida
2ª dose da múltipla: 90 dias de vida
1ª dose da antirrábica: 120 dias de vida
Múltipla e antirrábica devem ter reforço anual
– Gatos adultos (ou não vacinados)
1ª dose da múltipla e da antirrábica a partir dos 120 dias de vida
2ª dose da múltipla: 21 a 30 dias após a aplicação da 1ª dose
Para a vacinação contra a Felv (quintúpla felina) fazer antes a testagem sanguínea.
Múltipla e antirrábica devem ter reforço anual


Texto e Foto de: Ari Teixeira/ PMPA

 

Compartilhe essa notícia: