O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), aceitou o projeto do PSDB para liderar a corrida presidencial em 2022. Após reunião com um grupo de parlamentares do partido, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nessa quinta-feira (11), Leite declarou sua pré-candidatura à presidência da República.

Os parlamentares viajaram à capital gaúcha na busca de uma alternativa para contrapor a proposta do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que também pretende disputar as eleições presidenciais de 2022.

No encontro, Leite afirmou que viajará pelo Brasil para “se mostrar uma alternativa real para 2022” e que pretende usar as realizações do seu governo para “debater rumos para o Brasil”.

Em coletiva de imprensa, o tucano disse que está comprometido a levar “boas conversas” e a ouvir as demandas de diferentes regiões do país.

O governador do Estado também alegou que pretende construir o projeto de presidência junto com o partido, antes mesmo do anúncio de nomes para a candidatura. Leite ainda ressaltou que espera que o candidato à presidência supere a agenda de radicalismo e governe de forma moderada.

Participaram do evento os deputados federais Paulo Abi-Ackel (Minas Gerais), Lucas Redecker (RS), Daniel Trzeciak (RS), Adolfo Viana (Bahia), Celio Silveira (Goiás), Edna Henrique (Paraíba), Eduardo Barbosa (Minas Gerais), Geovânia de Sá (Santa Catarina), Otavio Leite (RJ), Pedro Cunha Lima (Paraíba), Pedro Vilela (Alagoas), Bia Cavassa (Mato Grosso do Sul) e Mariana Carvalho (Rondônia). O senador por Alagoas Rodrigo Cunha também esteve na comitiva.

A crise interna no PSDB teve início nesta semana. O governador de São Paulo, João Doria, acusou o deputado federal Aécio Neves (PSDB) de incentivar a articulação para a eleição de Arthur Lira (PP) à presidência da Câmara dos Deputados.

Segundo Doria, o PSDB sofreu conflitos internos com o deputado ao apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB) na disputa.

Lira foi apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), opositor de Doria na candidatura pela presidência em 2022.

Foto: GUSTAVO MANSUR/PALÁCIO PIRATINI

Compartilhe essa notícia: