| Yasmin Luz |

O governo do Rio Grande do Sul confirmou que pagará em dia os salários do funcionalismo referentes ao mês de janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27. No final de maio, o governo deverá atualizar as informações sobre os pagamentos seguintes.

O governador Eduardo Leite garantiu que o calendário de pagamento deve se manter em dia até, pelo menos, o mês de abril, como vem acontecendo desde novembro. Esse cenário com garantias até novembro foi estabelecido pela Secretaria da Fazenda com base nas projeções de ICMS, no calendário do IPVA e nos impactos das reformas já em andamento.

“É muito importante que o Rio Grande do Sul continue neste caminho e aprofunde as reformas da máquina pública. São elas que permitem colocar os salários em dia e estão criando um Estado mais moderno, competitivo e, por consequência, um Estado melhor para todos”, afirmou o governador.

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso defendeu o enxugamento do Estado: “O governo tem um plano de ajuste que vem sendo implementado desde 2019. Com contenção de despesas e modernização da receita, com as reformas previdenciária e administrativa, com o apoio da Assembleia para a manutenção de alíquotas em 2021 e, mais recentemente, com a regularização do fluxo de caixa, avançamos em etapas muito relevantes para as finanças, que podem ser percebidas pela sociedade gaúcha, como na possibilidade de planejar a reposição de servidores em áreas estratégicas nos próximos anos. Mas este processo não terminou, seguimos sem condições de pagar a dívida com a União e com o décimo terceiro de 2020 sendo quitado em parcelas, que são algumas das evidências de que precisamos seguir avançando”. Ele acrescentou que neste mês de janeiro também está confirmado o pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2020, no valor de R$ 115,2 milhões.

Conforme o Tesouro do Estado, a quitação da folha do Executivo será feita sempre nos últimos dias úteis de cada mês, conforme cronograma abaixo:

• Folha de janeiro + 1ª parcela do 13° de 2020: 29/1
• Folha de fevereiro + 2ª parcela do 13° de 2020: 26/2
• Folha de março + 3ª parcela do 13° de 2020: 31/3
• Folha de abril + 4ª parcela do 13° de 2020: 30/4

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: