| Redação RDC TV |
O governo do Estado adiou a votação na Assembleia Legislativa, prevista para a tarde desta terça-feira (15), do projeto que prevê a prorrogação do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O pedido de adiamento foi solicitado pelo líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP). A nova sessão plenária deve ocorrer na quinta-feira (17).
O projeto do ICMS foi protocolado no dia 13 de novembro em regime de urgência, junto com outras 10 matérias. Segundo a proposta, o governo estadual prorroga por quatro anos o aumento do ICMS para combustíveis, energia e telecomunicações, com taxa de 30%. Hoje, a cobrança só pode ser mantida até 31 de dezembro.
A base aliada ainda não tem votos suficientes para a aprovação, já que os deputados estaduais, inclusive governistas, resistem ao aumento da carga tributária. O governo buscará o apoio dos emedebistas. Com oito deputados, o MDB decidiu, em reunião na noite de segunda-feira (14), que o texto não tem o apoio da bancada. Novas modificações no projeto devem ser incluídas para garantir votos.
Foto: Joel Vargas | Agência ALRS