| Lívia Rossa |
Em entrevista ao programa Portal RDC, nesta terça-feira (18), o presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, disse que a cidade de Gramado não tem como paralisar as atividades relacionadas ao turismo na cidade.
Mesmo com a pandemia, Carniel acredita que apelar ao turismo responsável seja a solução para manter as atividades com segurança.
“Queremos os turistas de máscaras e devidamente distanciados. Também somos contrários à aglomerações e às festas. Em relação aos aluguéis de hotéis, de restaurantes, temporadas, comércio, parques seguiremos protocolos muito rigorosos em todos os segmentos”, acrescenta.
Segundo Carniel, a região – que já foi premiada quatro vezes como melhor destino de inverno – vive cerca de 86% do segmento turístico e que, mantendo as medidas previstas em decreto, é possível continuar atendendo ao público.
Ele pontua que existe, inclusive, regra para a temperatura da lavagem de roupas nos hotéis, por exemplo. “Queremos cuidar da saúde das pessoas e fazer com que a experiência delas seja memorável”, diz o presidente.
Eventos turísticos estão na agenda anual de Gramado e cada mês possui uma festa diferente que aproveita a sazonalidade. A temporada mais forte do ano, via de regra, é o inverno e o campeão de audiência é o tradicional Natal Luz.
No resto do ano, no entanto, movimentam a cidade o Gramado In Concert, em fevereiro; a Páscoa, em março; a Festa da Colônia, em maio; o Amor em Gramado, em junho; o Festival de Cinema, geralmente em agosto, mas em setembro neste ano; e o Festival de Gastronomia, em outubro.