O Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) apresentou, na quarta-feira (17), pedido de reserva de 1,5 milhão de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia.
A proposta foi entregue pelo presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, após reunião virtual com prefeitos da região e representantes da empresa. Técnicos da farmacêutica TMT Globalpharm Ltda, empresa que negocia a venda do imunizante no Brasil, também participaram do encontro e discutiram sobre a distribuição das vacinas.
O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel de Souza, e o presidente da comissão externa da Assembleia que acompanha a vacinação no Estado, Pepe Vargas, estiveram na reunião. Acompanharam as tratativas representantes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Na quinta-feira (18), nove municípios haviam oficializado o interesse na compra de outras 1,5 milhão de doses da vacina russa, entre eles Eldorado, Santo Antônio da Patrulha e Viamão, que também aderiram ao processo de aquisição.
De acordo com a Granpal, o maior pedido foi feito por Viamão, que projeta a compra de 200 mil doses. As propostas serão encaminhadas aos representantes da farmacêutica TMT Globalpharm Ltda.
Em outra tratativa com o Instituto Butantan, representantes da Granpal, da Famurs e da Agconp, com o apoio da Assembleia Legislativa, demonstraram interesse na compra de 3 milhões de doses da CoronaVac. A entrega está prevista para o mês de setembro.
Nos próximos dias, a TMT deve informar sobre a possibilidade de fornecimento das vacinas, os valores e os prazos de entrega.
Foto: Divulgação/Granpal