Mesmo ainda em recuperação do pior momento enfrentado pela pandemia, a cidade de Porto Alegre segue sendo palco de aglomerações e festas clandestinas. Entre a noite de sexta-feira (07/05), e a madrugada deste sábado (08/05), a Guarda Municipal dispersou aglomerações em oito pontos da Capital.

A situação no sistema de saúde segue crítico. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até esta sexta-feira (07/05) o município apresentava uma ocupação de 87,04% de leitos de UTI, uma porcentagem considerada no vermelho pelos profissionais da saúde. Dos 978 sendo utilizados no momento, 427 são de casos confirmados da Covid e 9 são de suspeitos.

A operação foi uma parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar, e ocorreu nas ruas Fernando Machado, República, Joaquim Nabuco, Padre Chagas, Dinarte Ribeiro, Luciana de Abreu, Largo dos Açorianos e a Orla Moacyr Scliar.

Na rua Joaquim Nabuco, no bairro Cidade Baixa, houve necessidade de autuar duas pessoas por resistirem a seguir as orientações, desrespeitando assim a regra de distanciamento pessoal de dois metros. “Continuamos agindo para o cumprimento da lei, preservando as normas de distanciamento social para garantirmos a segurança sanitária da população”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento Silva.

Já  na rua João Alfredo, também na Cidade Baixa, a Guarda Municipal flagrou a colisão de um veículo em que o motorista apresentava visíveis sinais de embriaguez. Houve contato com a EPTC e foi realizado o teste de etilômetro, que constatou o fato. O motorista foi conduzido à Delegacia de Polícia e após a perícia ser efetuada, o homem foi preso em flagrante, estando sob custódia da Polícia Civil.

As denúncias de locais abertos em desacordo com os decretos devem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo portal de Atendimento ao Cidadão. Elas serão verificadas conforme o porte e capacidade de lotação, em ordem decrescente, de modo que seja possível suspender as atividades naqueles estabelecimentos que atraem o maior número de pessoas.

Foto: Divulgação/ PMPA

Compartilhe essa notícia: