Foto: Governo do Paraná

O entrevistado da coluna do Paulo Viana desta semana é o Dr. Daniel Souto Silveira*

Para conscientizar sobre a doença, esta quarta-feira (17) marca o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Paulo Viana: A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é um problema de saúde pública. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial ou pressão alta é considerada uma das principais causas de mortes no Brasil, com registro de 400 óbitos por ano. A doença afeta 32% da população adulta no mundo, o que representa mais de 1 bilhão de pessoas.

Dr. Responde:

O que é Hipertensão Arterial? A partir de qual nível podemos considerar?

Hipertensão é o aumento de pressão dentro das principais artérias do corpo, ocasionada por múltiplos fatores tais como: envelhecimento vascular, excesso de sódio e etc. Valores de pressão arterial  maiores que 120/80 mmHg exigem atenção sendo considerados elevados.

Quais os sintomas de hipertensão? Como é confirmado o diagnóstico?

A hipertensão arterial normalmente é assintomática. Alguns pacientes queixam-se de dor de cabeça ou dor na nuca mas isso é a exceção. O diagnóstico de pressão elevada se dá através de medidas repetidas de pressão arterial, medidas em repouso ou através de monitorização ambulatorial de Pressão Arterial (exame conhecido como MAPA).

Normalmente, quais são as possíveis causas para esse quadro?

A causa da hipertensão é multifatorial ou seja não possui um único fator causal. A origem vai desde o endurecimento dos vasos sanguíneos, muitas vezes causado por um envelhecimento vascular, passando por problemas renais, de tireóide, ou excesso de sódio.

Quais os prejuízos da hipertensão para o organismo?

A pressão alta causa danos a médio e longo prazos. O paciente hipertenso possui uma maior chance de desenvolver insuficiência renal, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e demência cerebral.

Por que é importante o paciente com hipertensão sempre buscar ajuda médica?

Normalmente a Pressão Arterial precisa ser investigada e tratada por um médico. O cardiologista é o médico mais indicado para tratar a hipertensão, ele vai escolher a medicação adequada e com menor chance de efeitos colaterais para o seu paciente.

Quais os perigos da automedicação nos casos de hipertensão?

A automedicação sempre é um perigo! Deve ser evitada em virtude dos riscos que ela acarreta ao paciente. Normalmente a pessoa hipertensa necessita de múltiplas medicações o que aumenta consideravelmente o risco de interações medicamentosas e de efeitos adversos indesejados.

Quais são os tipos de medicamentos que podem ser indicados quando um paciente é hipertenso? Isso varia conforme a causa?

Existem 4 classes principais de medicamentos para tratar a pessoa com hipertensão arterial: diuréticos, beta bloqueadores, inibidores da enzima de conversão e bloqueadores do canal de cálcio. O seu médico irá escolher qual a medicação mais indicada para iniciar o tratamento conforme o seu perfil e a possível causa da sua hipertensão.

O paciente que toma remédios para hipertensão pode eventualmente receber alta do tratamento? Como isso funciona?

Algumas vezes isso pode acontecer quando por exemplo o paciente emagreceu e retoma os hábitos de vida saudáveis. Não existe cura para pressão alta e sim tratamento seja ele medicamentoso ou não.

Como a alimentação pode impactar o paciente com pressão alta? Existem alimentos que é bom privilegiar?

Uma alimentação rica em frutas e verduras e pobre em sódio é a mais adequada para o paciente hipertenso. O consumo adequado desses alimentos ocasiona também uma redução de peso corporal o que ajuda muito no controle da hipertensão arterial.

Dicas e cuidados para a saúde

1) exercite-se regularmente pelo menos 30 minutos por dia 5 vezes por semana

2) visite o seu médico regularmente

3) meça a sua pressão sempre em repouso, preferencialmente de bexiga vazia com o braço na altura do coração

4) aumente a ingestão de frutas e verduras

5) controle seu peso

6) caso necessário tome suas medicações sempre no mesmo horário, isso facilita o controle da Pressão Arterial.

*O Md.MSc. Daniel Souto Silveira é Cordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Mãe de Deus, Fellow da European Society of CArdiology e Ex-Presidente da Sociedade de Cardiologia do RS

Compartilhe essa notícia: