Mesmo que você nunca tenha ouvido falar na expressão gestão do conhecimento, posso garantir que você já vivenciou situações ao longo da sua carreira profissional que atestam a fragilidade da gestão do conhecimento ou a sua força.

Começando com um exemplo clássico: você já trabalhou em uma empresa onde havia profissionais que não compartilhavam aquilo que sabiam e guardavam seu conhecimento a sete chaves, como se fosse um segredo de estado?

Isso é um modelo típico da ausência da gestão do conhecimento.

Para reforçar, vamos a um exemplo positivo da gestão do conhecimento:

  • Você já trabalhou com pessoas que foram verdadeiras mentoras na sua vida?
  • Você já trabalhou com pessoas que compartilharam seus conhecimentos sem restrições, tiravam suas dúvidas e faziam isso de forma espontânea, sem receberem nenhuma cobrança para agirem desta forma?

Isso significa dizer que você já trabalhou numa empresa onde a gestão do conhecimento é uma realidade e faz parte da cultura organizacional.

Se isso ainda não aconteceu, passo aqui a relacionar algumas empresas com as quais já tive o privilégio de atender com as minhas palestras e cursos e que são excelentes exemplos de Organizações onde a gestão do conhecimento está integrada a cultura organizacional, ou seja, é uma verdade vivenciada por seus colaboradores, seus clientes e fornecedores: Gerdau, Unimed, Banrisul, Natura, Sicredi, Linx, entre outras.

Mas como podemos definir a gestão do conhecimento?

Ela pode ser definida como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma empresa. Podemos dizer que é a maneira de estruturar as atividades organizacionais no ambiente interno e externo da empresa.

Para mim, a difusão do conhecimento no ambiente organizacional é uma premissa que toda empresa, independente do seu tamanho precisa colocar em prática se quiser crescer de forma sustentável.

Porque nenhuma empresa cresce sendo refém de um profissional que centraliza o conhecimento que tem somente no seu HD mental.

O conhecimento precisa ser difundido, precisa ser compartilhado e isso traz a rebote uma construção de relação de confiança entre todos os colaboradores da empresa e ainda dinamiza a solução de problemas, porque ninguém vai ficar parado aguardando que uma determinada pessoa que é a detentora do conhecimento venha te socorrer.

Precisamos trabalhar a favor da descentralização do conhecimento e além disso, a gestão do conhecimento fortalece a transparência em equipe e este é um valor corporativo de grande importância que toda empresa precisa colocar em prática.

Como a gestão do conhecimento pode aumentar a competividade das empresas?

Vou responder esta pergunta compartilhando dados oriundos de um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Wiesbaden, na Alemanha.

No estudo, ficou identificado:

  • Que a utilização de sistemas de gestão do conhecimento permite a aceleração dos processos internos
  • A redução de retrabalhos
  • A valorização do conhecimento interno
  • E o aumento da transparência

Outra pesquisa feita pela TSIA detectou que a implantação de sistemas de gestão do conhecimento nas empresas eleva a produtividade geral das Organizações entre 10% e 40%.

Olha que dado de pesquisa relevante para reforçar a importância de as empresas promoverem a difusão do conhecimento entre suas equipes de trabalho, porque conhecimento compartilhado é conhecimento qualificado que gera lucratividade e fortalece a confiança em Time.

Concluo o artigo perguntando para você:

Você compartilha seus conhecimentos e aprendizados?
Se já o faz, parabéns!!!

 

Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa

 

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