Foto: Arquivo Pessoal

A Justiça Militar gaúcha marcou para o dia 20 de julho o julgamento dos três PMs que são réus no caso Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, morto em São Gabriel, depois de uma abordagem policial, em agosto do ano passado.  Foi concluida a fase de depoimentos de testemunhas no processo que apura as circunstâncias da morte do jovem.

Em sessão que foi encerrada na última quinta-feira (13), a juíza Viviane de Freitas Pereira marcou as datas de 19 de julho para interrogatório e o dia seguinte para julgamento na esfera militar.  Três policiais militares, o sargento Arleu Junior Jacobsen e os soldados Raul Veras Pedroso e Cleber de Lima, respondem na Justiça Militar pelos crimes de ocultação de cadáver e falsidade ideológica. Na Justiça comum, eles respondem por homicídio triplamente qualificado.

O julgamento será realizado em Porto Alegre, apesar  de tramitar na Auditoria de Santa Maria. A decisão foi para atender a família, que mora em Guaíba, e porque o plenário da 1ª Auditoria na Capital tem melhor estrutura.

Gabriel desapareceu após uma abordagem da BM no dia 12 de agosto de 2022. Ele teria sido colocado por policiais dentro de uma viatura, após ser agredido. O corpo foi encontrado, uma semana depois, dentro de um açude. Registros de GPS apontam que a viatura em que o jovem foi colocado esteve perto do açude, logo após a abordagem. A perícia determinou que ele morreu em decorrência de golpe por objeto contundente.

 

 

Compartilhe essa notícia: