Foi realizada uma campanha entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que incentiva a denúncia em casos de abuso sexual nos ônibus de Porto Alegre. Com o lema “No ônibus o abuso não passa livre”, a campanha lembra que o abuso sexual é crime e estimula a denúncia.
A partir desta segunda-feira, 3, toda a frota estará com um cartaz da ação que traz os números da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal e Disque Denúncia. Para esclarecer, de forma didática, foram colocados desenhos que simulam casos de assédio, como tocar o corpo de alguém sem consentimento e de forma abusiva, fotografar partes do corpo de uma pessoa ou mesmo proferir falas ofensivas e impróprias.
O cartaz ficará exposto na frota por três meses, mas a ideia da ATP é que a campanha se prolongue através da fixação de adesivo nas janelas dos ônibus.
Para denunciar abuso sexual no transporte coletivo, utilize os fones 180 (Disque Denúncia), 190 (Brigada Militar), 197 (Polícia Civíl) ou 153 (Guarda Municipal).