Uma ação conjunta entre Polícia Civil e Polícia Federal acabou resultando na prisão de um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança da Região da Serra Gaúcha. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), na cidade catarinense de Itapema.
A ofensiva da PC e PF se deu após uma recente onda de homicídios relacionados à guerra travada entre duas facções rivais que disputam o controle do tráfico de drogas em Caxias do Sul.
O intercâmbio de informações entre as instituições permitiu a localização do homem, que estava foragido há mais de um ano e é apontado como líder de uma das facções de Caxias do Sul.
Considerado um indivíduo perigoso, o preso já havia sido condenado pela justiça a penas que somam mais de 34 anos de reclusão, acusado pela prática de crimes como roubo a bancos, receptação, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, além de responder atualmente a mais dois processos criminais em que é acusado de cometer um roubo a banco na cidade de Bento Gonçalves e de estar novamente envolvido com o tráfico e drogas.
Em maio de 2022 o homem havia sido beneficiado pela progressão de regime para cumprimento do restante de sua pena em regime aberto, com uso de tornozeleira eletrônica, mas pouco tempo depois rompeu o dispositivo e fugiu.
Após os procedimentos legais, o preso foi conduzido ao sistema penitenciário do Estado de Santa Catarina, onde permanecerá à disposição da justiça.
O nome do indivíduo não foi divulgado.