O mês de maio no Rio Grande do Sul trouxe boas notícias na questão de segurança. Com reforço de ações policiais, o mês ficou marcado por queda nos índices de feminicídios e nenhum caso de latrocínio, além de registrar o menor número de homicídios para qualquer mês da série histórica desde 2010, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os dados divulgados nesta segunda-feira (05) mostram que, no último mês, foram 106 vítimas de homicídios, o que representa uma redução de 20% em relação ao mesmo mês em 2022, quando foram 133.
Já com relação aos feminicídios, maio deste ano teve um total de cinco casos no estados, o que representa uma queda de 50% em comparação ao mesmo mês no ano passado. Além disso, nenhum caso de latrocínio foi computado no mês.
Roubos
Os dados divulgados pela SSP também apontam que, no acumulado do ano, a diminuição de roubos com morte é de 36%. Só no último mês, a redução nos crimes de roubo de veículos foi de 21% e 24,6% de abigeato (crime que envolve a subtração de animais).
Segundo a pasta, os resultados de diminuições dos indicadores são consequência de um planejamento estratégico implementado pela SSP, aliado ao aumento de efetivo e à realização de operações integradas. Nos últimos meses, foram entregues mais de cem viaturas e houve a convocação de 1,3 mil novos servidores, entre eles brigadianos e policiais civis.