Durante fiscalização do Programa Segurança Alimentar RS, realizada hoje (12), em Cotiporã, município localizado a 170 km de Porto Alegre, foram apreendidas cerca de 7,2 toneladas de alimentos impróprios para consumo. Dos quatro estabelecimentos fiscalizados, apenas um não apresentou irregularidades.
Dentre os locais fiscalizados, uma distribuidora de alimentos, chamou a atenção por ser o local onde foram encontrados quase que a totalidade dos produtos apreendidos na ação. De acordo com as informações, a maior parte dos alimentos apreendidos estavam estragados, com a validade vencida, sem procedência e armazenados de forma inadequada.
Participaram da fiscalização, o promotor de Justiça de Veranópolis, Lucio Flavo Miotto, o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
Parte das carnes apreendidas, aproximadamente 300kg, puderam ser reaproveitadas e destinadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. (Ibama),