A maior parte da população de Porto Alegre não está satisfeita com o prefeito Nelson Marchezan. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e a Foca Comunicação, divulgada nesta segunda-feira (22). Entre os entrevistados, 57,14% consideraram a gestão péssima e outros 23,06% avaliaram como ruim, somando 80,2%. Apenas 15,54% consideram o governo regular e 4,26% bom. Ninguém considerou a administração municipal como ótima.

A rejeição fica ainda mais clara quando a pergunta é se o entrevistado aprova a gestão Marchezan, 86,5% das pessoas disseram que não. Para Jefferson Jaques, diretor do Instituto Methodus, não é comum um índice tão alto de desaprovação. “É um número que chama a atenção. Para se ter uma comparação, no momento de maior rejeição do Governo Temer, a rejeição chegou a 82%”, destacou.

A falta de popularidade do prefeito também se reflete na avaliação sobre o desenvolvimento da capital. Para 93,75% dos entrevistados, a cidade poderia estar se desenvolvendo mais. Apenas 6% consideraram o crescimento de Porto Alegre adequado.

 

População desconhece ações de Eduardo Leite

A pesquisa, realizada apenas em Porto Alegre, também perguntou sobre a aprovação do Governador Eduardo Leite. As avaliações de péssimo e ruim ficaram com 22,34% e 24,11%, respectivamente. Para outros 42,64,%, a nova administração gaúcha é regular.

Jaques revela que os pesquisadores apresentaram uma informação importante para entender a avaliação do governador. Muitas pessoas relataram não conhecer as ações do Piratini. “Talvez a falta de comunicação do governo tenha impactado nas pesquisa”, avaliou.

O diretor do Instituto Methodus também ponderou que o fato da pesquisa ter sido realizada em Porto Alegre também pode ter prejudicado Leite. “Ele é do mesmo partido de Marchezan e é possível que a rejeição ao prefeito tenha contaminado a opinião sobre o governador”, destacou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 16 de abril. Foram ouvidas 800 pessoas, de ambos os sexos e de diferentes classes sociais, em todas as regiões da cidade. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

Foto: Joel Vargas/PMPA

 

 

Compartilhe essa notícia: