O Termômetro de Vendas de agosto de 2018 da CDL Caxias do Sul, foi divulgado nesta quinta-feira (04/10) à tarde, na CIC Caxias, e lançou as informações da economia do município durante este período. Os números apresentaram, pelo segundo mês consecutivo, um resultado positivo de 10,05%. Todavia, estes são levemente inferiores aos 11,01% do mês de julho. Os dados também demonstram que agosto de 2018 apresentou, em relação a agosto de 2017, uma queda de 5,12% no comércio.

Segundo o assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, o resultado de agosto surpreendeu positivamente o setor, mas já demonstra uma queda no rendimento anual. “Observando-se os números sob um olhar geral, é possível identificar que o desempenho do ano em curso começa a dar sinais de enfraquecimento em relação à 2017. Porém, é inegável que os dados de agosto deixam o setor menos apreensivo em relação aos próximos meses, já que se espera, com o final do inverno e o início da primavera, a troca das coleções e assim um impulso nas vendas”.

Ainda assim, o assessor ressalta que, em termos locais, deve-se comemorar a expansão da indústria de transformação e o aumento do número de trabalhadores com carteira assinada. “Tal fato levará a um aumento da renda e do consumo nos próximos meses do ano”, explica Mosár Leandro Ness.

Inadimplência

O estoque de dívidas no mês de agosto apresentou um comportamento de acordo com o esperado, já que o mesmo teve um crescimento de 2,76%. Em 2018, o estoque de dívidas cresceu 35,09% e em doze meses o crescimento foi de 99,02%. Quando os dados de agosto são comparados ao mesmo período do ano anterior (agosto/2017) é observado uma variação mensal de 3,82%.

As inclusões de CPFs no SPC aumentaram em 1,28% em relação ao mesmo período do ano passado (agosto/2017) e diminuíram em 0,04% em relação ao mês anterior (julho/2018).

Empregos

A evolução das contratações em Caxias do Sul durante julho revelou um saldo positivo na ordem de 680 novas vagas. Em doze meses também houve um acúmulo positivo de 4.562. Com isso, no longo prazo pode-se observar que a taxa de desemprego vem demonstrando uma melhora nos últimos meses com quedas constantes o que denota uma recuperação no quadro.

A Indústria de Transformação também vem se recuperando. No mês de agosto foi registrado um saldo de 524 novas contratações. Em 2018 já são 5.208 vagas e também, no acumulado de doze meses, ainda observando a Indústria de Transformação, o saldo também é positivo, com 4.474 vagas.

Já, especificamente o comércio, apresentou em agosto um saldo negativo de contratações, foram 72 vagas a menos, o que denota que o comércio vem enfrentando um período de estagnação e expectativas pouco animadoras em relação ao nível de atividade.  No ano o saldo de contratações também é negativo, com menos 333 vagas. No acumulado de 12 meses, o comércio também apresenta um saldo negativo de 155 vagas.

Ramo duro

No ramo duro a variação entre os meses de julho e agosto de 2018 apresentou um aumento de 9,61%. Em termos reais, descontada a inflação, também foi percebida uma expansão nas vendas de 0,52% e no acumulado de doze meses observou-se um crescimento positivo de 4,74%.

 Em termos nominais, o desempenho negativo do setor ocorreu em apenas um segmento: Informática e Telefonia (3,58%). Já nas demais áreas do ramo, houve desempenho positivo: Automóveis, Caminhões e Autopeças Novas (10,69%); Material de Construção (8,35%); Óticas, Joalherias e Relojoarias (13,56%); Materiais Elétricos (6,48%); Eletrodomésticos, Móveis e Bazar (14,62%); e Implementos Agrícolas (11,25%).

 Ramo mole

Em relação ao ramo mole, a variação entre julho e agosto de 2018 apresentou também desempenho positivo de 11,79% contra 0,94% do mês anterior (julho/2018). Já em termos reais, descontada a inflação, a variação sob o mesmo período do ano anterior (agosto/2017) apresentou saldo negativo de 1,70% e no acumulado de doze meses também houve uma retração de 6.99%.

O desempenho positivo ficou por conta de Vestuário e Calçados e Tecidos (7,05%); Produtos Químicos (27,66%); Farmácia (7,81%); Livraria, Papelaria e Brinquedos (21,04%).

Ainda conforme o assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, nesta área pode ser observado um movimento errático dessa série histórica, com movimentos alternados, o que não deixa de surpreender, pois se esperava que o mesmo ainda apresenta-se números com sinal negativo.

Fonte: Ângela Salvallaggio | Ricardo Dini

Dinâmica Comunicação – Assessoria de Imprensa CDL Caxias

Compartilhe essa notícia: