| Alice Ros |

Antes mesmo da apuração final ser divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação “Movimento Muda Porto Alegre”, dos candidatos Manuela D´Ávila (PCdoB) e Miguel Rossetto (PT), repercutiu o resultado das eleições eleitorais em Porto Alegre.

Com 45,37% dos votos válidos (307.745), D´Ávila perdeu o segundo turno para o candidato Sebastião Melo (MDB), que somou 54,63% dos votos (370.550). Cerca de 324 mil eleitores (32,7%) não votaram na capital.

Em entrevista coletiva realizada no Hotel Embaixador, no Centro Histórico, Manuela classificou a eleição como “a mais baixa da nossa história” e afirmou que seguirá trabalhando em políticas para a capital.

“A esperança no olhar de cada mulher e cada homem é que o vai nos inspirar para seguir trabalhando. Nós vamos voltar para onde sempre estivemos, para as nossas comunidades e com os nossos mandatos”, disse. “Eu quero agradecer Porto Alegre por ter nos trazido até aqui. Quero desejar sorte ao candidato. A sorte dele será a sorte dos homens e mulheres que vivem em Porto Alegre”, justificou a candidata do PCdoB. 

Manuela ressaltou, também, que o apoio dos eleitores foi determinante para a chegada ao segundo turno.

“Vocês foram incansáveis. Às vezes, encaminhavam mensagens perguntando de onde eu tirava forças. Ora, como vocês não sabem de onde eu tirei forças! Nós enfrentamos a violência, o ódio e a mentira com a força que vocês nos deram. Sentindo orgulho de novo de carregar nossos sonhos. Fizeram com que nos levantássemos todos os dias para festejar a democracia”, destacou.

Em manifestação sobre a vitória de Melo, D´Ávila espera que o prefeito eleito “cuide de Porto Alegre, porque Porto Alegre merece ter homens e mulheres que vivam com mais dignidade”.

Compartilhe essa notícia: