Alunas do Colégio Batista de Porto Alegre farão a entrega das mechas de cabelo arrecadadas ao longo da campanha que transformou a Escola em um ponto de arrecadações na próxima sexta-feira, 26/10, às 10h, no Hospital da Criança Santo Antônio (Av. Independência, 155, Porto Alegre). O objetivo da ação foi o incentivo ao voluntariado e a contribuição com projetos que contribuem com a produção de perucas para pessoas que estão superando o câncer.

A ideia de transformar o Colégio Batista em um ponto de arrecadação de cabelos tomou força depois do tema ser pauta durante a Semana Ambiental que ocorreu em julho/2018. Durante o evento, que neste ano foi destinado à discussão sobre assuntos relacionados à saúde coletiva, os alunos puderam constatar a dificuldade em encontrar locais credenciados para doação de cabelos em Porto Alegre.

Com isso, a coordenadora do Colégio Batista Eliane Bragança, sugeriu transformar a própria Escola em um ponto de coleta. “Vimos que nossas alunas tinham o desejo de doar seus cabelos e sentiram a necessidade de locais para a coleta. Por isso, instituímos na própria Escola um ponto, com o objetivo de incentivar o voluntariado”, explica Eliane.

Durante a Semana Ambiental, realizada em julho, os alunos tiveram contato com Organizações Não-Governamentais, que participaram do evento, trazendo pessoas que contaram suas experiências de vida e superação com o câncer, o que despertou ainda mais o desejo das alunas em doarem seus cabelos. Para Eliane, a discussão sobre saúde coletiva mobilizou os estudantes. “A palestra foi esclarecedora para os nossos alunos e eles realmente se envolveram na ação e viram como uma doação pode ajudar, e muito, essas pessoas que estão passando por momentos de dificuldade em decorrência da doença”, disse Eliane.

Durante o mês de outubro, no qual ocorre a campanha nacional “Outubro Rosa”, a coordenadora Eliane Bragança ressalta ações que são promovidas dentro do Colégio Batista como empatia e incentivo à cidadania.  “A ação vai muito além de mudar o visual, ao cortar os cabelos, nossas alunas perceberam a diferença que cada uma é capaz de fazer na sociedade. A ideia é que a partir do exemplo dos colegas, os nossos alunos se sensibilizem e vejam que cada um pode fazer a sua parte no voluntariado”.

 

Fonte: Comunicação Colégio Batista

Compartilhe essa notícia: