O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), encaminhou uma petição ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pedindo a reabertura do comércio aos finais de semana.

Em entrevista ao programa Portal RDC (26), Melo disse que não considera que as atividades contribuam para a disseminação da Covid-19. O prefeito argumentou que os serviços, quando ofertados com os devidos cuidados sanitários, não impactam diretamente na propagação do vírus.

“Vou enviar ao senhor governador uma petição fazendo um apelo para que ele libere as atividades econômicas aos finais de semana. Acreditamos que, com responsabilidade, o comércio deve retornar no sábado e no domingo. Na nossa avaliação, não tem motivo nenhum para não funcionar com responsabilidade, com distanciamento, com álcool em gel e com mascara. O comércio está vendendo muito pouco. Talvez, as pessoas que fossem sair no sábado para fazer uma pequena compra não vão sair”, justificou.

O prefeito afirmou que espera uma possível flexibilização do governo estadual, mas está preparado para agir caso os protocolos sejam mantidos.

“Não descarto a possibilidade de analisar a emissão de decretos municipais se essa flexibilização não acontecer”, alegou Melo.

Melo voltou a ressaltar que as ações da prefeitura em relação à pandemia levam em consideração a manutenção da economia. 

“Há um mutirão, uma união de esforços para salvar vidas e também cuidar da reabertura do comércio. Quando fecha a cidade, todos perdem. E perdem os que mais precisam”, disse. “Já montamos mais de 630 leitos de retaguarda, transformamos leitos que estavam ocupados com outras doenças e transformamos para o covid, além de leitos novos. E também 230 leitos de UTI”.

A prefeitura também prepara o lançamento de um projeto de microcrédito com juro zero, assinado na quarta-feira (24), para ajudar microempreendedores em situação de vulnerabilidade. Também há uma segunda linha para a melhoria do saneamento básico em moradias da população de baixa renda.

Melo pediu prioridade à votação do projeto de lei na Câmara de Vereadores.

“Lançamos o projeto, que já está na Câmara de Vereadores, com microcrédito e juro zero. Vamos trabalhar com as famílias do cadastro único. O juro quem vai pagar é a prefeitura. Mas tem que pagar em dia. O pagamento em dia é que vai dar o juro zero”, explicou Melo.

Nesta sexta-feira (26), Porto Alegre comemora 249 anos com uma programação especial em virtude da pandemia. As atrações são virtuais e contam com visitas a museus, mercados, pinacotecas e casarões da capital.

Confira os eventos disponíveis:

16h – Anúncio dos agraciados pela Medalha de Porto Alegre

16h – Projeto Antigamente era assim – Museu Joaquim Felizardo

17h – Exposição virtual Amazônia Index 2021

18h – Lançamento das Atas digitalizadas – Arquivo Histórico Moysés Vellinho

18h – Fórum Virtual de Paradesporto em Porto Alegre

19h – Live Memória Viva Vozes da Cidade – Recital com textos e canções sobre Porto Alegre

19h30 – Debate on-line Longas-metragens de 2021

20h – Mostra Web Açorianos de Dança “Translúcido”

20h – Sessão do filme Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro

Foto: Mateus Raugust/PMPA

Compartilhe essa notícia: