Treze oficiais do Exército Brasileiro estão participando, desde o dia 11 de junho, da Operação Panamax 2021, o maior exercício multinacional conduzido pelo Comando Sul do Exército dos Estados Unidos (Southcom). O evento, que segue os protocolos de prevenção à covid-19, ocorre em Miami, nos Estados Unidos e conta com um efetivo de mais de 100 pessoas, entre militares e civis, envolvido na preparação e na condução da atividade.

Com duração de oito dias, o exercício começou a ser realizado em 2020, quando três oficiais participaram do planejamento de mais alto nível da Força Multinacional Sul. Em 2021, os trabalhos do estado-maior brasileiro iniciaram através de três videoconferências, nas quais o Comandante da Força Terrestre Componente, General de Brigada Julio César Palu Baltieri, orientou a preparação e os planejamentos iniciais para a missão.

Além de Brasil e EUA, participam da atividade tropas da Argentina, da Colômbia, de Costa Rica, do Chile, de El Salvador, do Equador, de Guatemala, de Honduras, de Jamaica, do Panamá, do Paraguai, do Peru, da República Dominicana. Além de objetivos diplomáticos intrínsecos, a ação também promove o a cooperação entre as forças armadas dos diferentes países, bem como estreitamento das relações entre os oficiais.

 

Fonte: Exército Brasileiro

Foto: Centro de Comunicação Social do Exército

Compartilhe essa notícia: