O ex-chefe da Casa Civil do Estado Mathias Nagelstein morreu na tarde desta segunda-feira (16) aos 81 anos. O jurista era pai do atual presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein. Ele estava internado na Santa Casa, na Capital. Natural de Caxias do Sul, Nagelstein foi vereador em Bagé, procurador-geral do município de Porto Alegre, chefe da Casa Civil do Estado e juiz do Tribunal Militar do RS.

Segue nota publicada pelo vereador Valter Nagesltein (MDB):

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein, comunica o falecimento de seu estimado pai, Dr. Mathias Nagelstein (81 anos), no final da tarde desta segunda-feira (16/07), no hospital Santa Casa. “Acabo de perder meu velho, meu amigo, meu maior apoiador, minha rocha e minha fortaleza”.

Natural de Caxias do Sul, Mathias Nagelstein, formou-se em Direito pela PUCRS, em 1961, onde, em 1986, tornou-se Especialista em Direito Criminal. Profissionalmente, desenvolveu atividades de vereador em Bagé de 1968 a 1971; procurador-geral do Município de Porto Alegre, de 1986 a 1992; chefe da Casa Civil do Estado de 1991 a 1992; e juiz do Tribunal Militar do RS, de 1991 a 1997, onde também foi presidente de 1996 a 1997. Também exerceu o cargo de procurador federal do Incra, além de atuar como advogado criminalista.

Em 2002, teve publicada sua obra Dicionário Básico de Direito Penal. Por sua dedicação à carreira jurídica, foi agraciado pela OAB/RS com a medalha Oswaldo Vergara, comenda maior conferida pela Ordem.

 

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Compartilhe essa notícia: