Com o objetivo de debater as potencialidades para o desenvolvimento econômico das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) incluiu na programação do Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade um painel específico com lideranças empresariais e produtores rurais. A feira, focada na cadeia agropecuária do bioma Pampa, tem sua primeira edição ocorrendo esta semana, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dom Pedrito, e conta com o apoio do BRDE. O painel será na quinta-feira (15/6), às 19h, na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos.

Na oportunidade, serão apresentadas as principais linhas de crédito que o banco opera voltadas para projetos alinhados especialmente com a pauta da sustentabilidade. “Tanto a Campanha gaúcha como toda a Fronteira Oeste caminham para uma diversificação da sua economia. Percebe-se um avanço importante de segmentos como a vitivinicultura e o turismo, além da inovação cada vez mais presente no agro”, destacou o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. Ele observou que a região já está consolidada como grande produtora do azeite de oliva, proporcionando benefícios para diversos outros setores. Projetos de geração de energia com fontes limpas também estão entre as demandas por financiamento junto ao banco.

Sustentabilidade

Já na sexta-feira (16/6), a partir das 16 horas, ocorre um encontro com produtores de Dom Pedrito e municípios próximos para apresentação do projeto Alianza Mais, que busca maior produtividade para a agropecuária associada à conservação da biodiversidade no Pampa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas. Lançado em abril, o projeto é uma iniciativa da Associação para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil/Alianza del Pastizal), em parceria com o BRDE.

O Alianza Mais prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 40 milhões) ao longo dos próximos cinco anos em favor de produtores (incluindo mulheres e jovens rurais) comprometidos com a conservação dos campos nativos do Pampa. Desse total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).

Promovido pelo Sindicato e Associação Rural, Associação de Agricultores e prefeitura de Dom Pedrito, o Pampa em Evolução tem uma extensa programação até o sábado (17/6). Além de apoiar o evento, o BRDE estará presente com um estande para receber clientes e convidados.

Compartilhe essa notícia: