O governo do Estado anunciou, na segunda-feira (7), que o atual subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Claudio dos Santos Feoli, assumiu o posto máximo da corporação, em substituição ao coronel Vanius Cesar Santarosa, que vai para a reserva neste mês.

No lugar de Feoli, o coronel Douglas da Rosa Soares, que atualmente chefia o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), assumirá como subcomandante-geral. O anúncio foi confirmado durante visita dos oficiais ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. A oficialização da troca será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.

“Estamos com condições de fazer investimentos nunca vistos antes no nosso Estado. Somente na Segurança Pública, estamos investindo R$ 280,3 milhões para a compra de equipamentos, viaturas, tecnologias e realizações de obras até 2022. Mais importante ainda que esses investimentos, é a integração e a qualidade dos nossos agentes da segurança pública. Agradeço ao coronel Santarosa pelos serviços prestados durante todos esses anos, e desejo êxito ao coronel Feoli e ao coronel Douglas”, disse o governador.

Porto-alegrense, coronel Feoli tem 48 anos e ingressou na BM em 25 de fevereiro de 1991. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2002) e pós-graduado em Segurança Pública e Estado Democrático de Direito pela Faculdade do Ministério Público (2011) e em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Faculdade Estácio de Sá (2017).

Atuou como oficial superior no antigo Batalhão de Operações Especiais (BOE), no gabinete do comando-geral, na Casa Militar e como comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque. Depois, assumiu a chefia do Comando de Policiamento de Choque (CP Choque), criado em dezembro de 2020 para centralizar a gestão dos seis BP Choques do Estado e, em maio de 2021, tomou posse oficialmente como subcomandante-geral da BM, cargo que deixa para assumir o mais alto posto da corporação.

“Agradeço ao coronel Santarosa por toda disposição e qualificação à frente da nossa Brigada Militar. Temos certeza que o coronel Feoli seguirá sua atuação exitosa dentro da instituição, agora como comandante-geral. Profissional capacitado, com vasto currículo e perfil operacional. Desejo a ele e ao coronel Douglas, que assume como subcomandante, sucesso na missão”, afirmou o vice-governador Ranolfo.

O novo subcomandante-geral também é nascido em Porto Alegre. O coronel Douglas ingressou na BM em 20 de fevereiro de 1991. Egresso do Colégio Tiradentes, concluiu o bacharelado em Direito pela IMed/POA em 2020. Na carreira da BM, já teve passagens como oficial subalterno e intermediário no 9°, 20°, 21° e 29º Batalhões de Polícia Militar (BPM) e no 4° Regimento de Polícia Montada (4º RPMon). Tem 48 anos. Na sequência, foi comandante do extinto Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e subcomandante do antigo BOE, que mais tarde passou a se chamar Bope, unidade a qual também assumiu posteriormente como comandante.

Ao longo da carreira, o oficial se especializou em operações de risco, concluindo os cursos de Gerenciamento de Crises (2001, pela Academia de Polícia Militar), de Operações Especiais (2005, pelo antigo BOE) e de Técnico Explosivista Policial (2008, pela Academia Nacional de Polícia, do Departamento de Polícia Federal). O coronel ainda teve passagens como subcomandante e comandante do 11° BPM. Atualmente, ocupa o posto de comandante do CRPO-VRS.

Tenente-Coronel Osório assume o Comando da Academia de Polícia Militar

Na terça-feira (8/2), aconteceu a cerimônia de passagem de Comando da Academia de Polícia Militar (APM). O Tenente-Coronel José Carlos Pacheco Ferreira passou a função de Comandante ao Tenente-Coronel Tales Américo Osório, onde o Subcomandante-Geral da BM Coronel Cláudio dos Santos Feoli, foi a autoridade que presidiu o ato.

O Tenente-Coronel Tales Américo Osório, é natural de Porto Alegre e atualmente exercia a função de Secretário Executivo e Ajudante de Ordens do Comandante-Geral da Brigada Militar.

O Tenente-Coronel José Carlos Pacheco, que em breve assumirá a função de Chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça, ao se despedir do Comando da APM, discursou com ternos agradecimentos à família e a todos os que o oportunizaram e o auxiliaram a exercer tal Comando, além de fazer pedidos aos 145 Alunos Oficiais do CSPM: “Que trabalhem pela comunidade, que tenham coragem de mudar o que for necessário para Brigada Militar ser mais forte e como sempre disse, alguns sabem sozinho, se eu merecer, não me deixem subir sozinho a Av. Sgt Witt”.

Durante a solenidade o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, citou: “Em 2022, nao há mais espaço para os coronelismos da primeira república. Não no Brasil que todos nós queremos ver emancipado, efetivamente republicano e sobejamente desenvolvido”.

Fonte: Governo do Estado do RS

Compartilhe essa notícia: