Novo Hamburgo segue neste começo de 2022 como um dos destaques na geração de novos postos de trabalho formais no Estado e o que mais cria vagas no Vale do Sinos. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, dia 10, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, o município gerou 433 vagas com carteira assinada no mês de janeiro deste ano.

“Mesmo com as oscilações características do mercado de trabalho em janeiro, conseguimos manter o saldo positivo em Novo Hamburgo. Uma série histórica iniciada ano passado demonstra que todo o ambiente favorável para investir que criamos no município, a diversificação da matriz econômica e o processo contínuo de desburocratização para empreender são estratégias que adotamos e que produzem resultados positivos”, comemora a prefeita Fátima Daudt, que destacou a questão no emprego na cidade durante a abertura da Fimec, na última terça-feira na Fenac.

Deste total de 433 vagas criadas, a maior parte foi na indústria, com 325 novos postos de trabalho em solo hamburguense. “É preciso ressaltar também a questão da faixa etária que estas vagas foram criadas. Foram 202 entre jovens de 18 a 24 e anos e mais de 100 entre pessoas de 40 e 64 anos”, pontua o diretor de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Nelson Dietrich Júnior. “Outro dado a se sublinhar é que quase metade das contratações foram de candidatos com ensino médio completo”, complementa.

O resultado de janeiro coloca Novo Hamburgo como o município que mais criou postos de trabalho no Vale do Sinos neste ano. A segunda colocação ficou com Campo Bom e Sapiranga, que apresentaram saldo positivo de 184 vagas cada município. Na região metropolitana, Novo Hamburgo foi o segundo que mais gerou empregos, atrás apenas de Porto Alegre. Na comparação com o restante do Estado, Novo Hamburgo está no Top 10, ficando com a 9ª posição entre todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Resultado histórico

Ao longo do ano passado, Novo Hamburgo bateu recorde dos últimos 20 anos na geração de empregos formais. Em 2021, foi o que apresentou melhor saldo positivo de vagas de trabalho da série histórica do Caged, iniciada em 2002 (primeiro ano com dados disponíveis no sistema), com a criação de 7.737 vagas com carteira assinada no município. Em todo o País, foi a segunda cidade com mais de 200 mil habitantes que mais criou emprego em termos proporcionais, atrás apenas de Osasco, em São Paulo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Compartilhe essa notícia: