Foto: Fiocruz Imagens

O número de pessoas infectadas pela dengue no Rio Grande do Sul teve aumento explosivo de 855% nas três primeiras semanas de 2024, de acordo com dados do Painel da Dengue da Secretaria de Saúde do Estado.

Paulo Viana entrevistou o médico Infectologista Dr. Cezar Riche (médico do Serviço de Qualidade do Hospital Mãe de Deus), que tem algumas recomendações.

O que é dengue? Como se contrai o vírus?

A Dengue é uma doença viral aguda (uma arbovirose), que pode se apresentar de forma benigna ou grave. A variação da apresentação clínica vai depender de alguns fatores como: o vírus envolvido, se o paciente já teve infecção prévia pelo vírus da dengue e outros fatores individuais, como doenças crônicas ou características genéticas do paciente.

As arboviroses são doenças virais transmitidas por artrópodes, no caso o vírus da Dengue é transmitido pela picada de mosquitos infectados. O principal mosquito vetor (transmissor) da Dengue é o Aedes aegypti.

Quantos tipos de vírus da dengue existem?

Existem 4 tipos diferentes de vírus de Dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos são capazes de causar a doença e a infecção por um tipo não protege contra os outros.

A dengue é contagiosa?

Apesar da Dengue ser uma doença infecciosa, ela não é contagiosa. Não existe transmissão pessoa-pessoa do vírus da Dengue, é necessário o mosquito vetor no ciclo da Dengue.

Quais os sintomas e como se confirma a doença?

A dengue é uma doença febril aguda, sendo esta febre alta e de início subido. Outros sintomas da Dengue incluem: dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos), dores no corpo e nas articulações, cansaço, erupções cutâneas e, às vezes, sangramentos. O diagnóstico é feito por exames de sangue, estes exames podem variar conforme o tempo de duração da doença.

O que fazer se tiver sintomas da dengue?

A pessoa que apresentar suspeita de Dengue deve procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico precoce e início do tratamento são capazes de mudar o curso da doença. É importante evitar o uso de AAS ou anti-inflamatórios em caso de suspeita de Dengue.

Como é o tratamento? A dengue tem cura?

O tratamento consiste em hidratação (oral e/ou venosa), repouso e manejo dos sintomas, sendo em alguns casos a hospitalização necessária. Apesar de não haver uma medicação específica, o acompanhamento médico é importante.

Já tem vacina?

Sim, já existe vacina para a Dengue. No Brasil existem duas vacinas aprovadas (Dengvaxia e a Qdenga), além de outras em estudo. Por haver indicações diferentes para cada vacina é importante a avaliação médica antes da imunização.

Qual a situação atual de casos da dengue?

O atual momento é de aumento de casos de Dengue no Rio Grande do Sul e no Brasil. Com um verão quente e chuvoso (fatores que favorecem a proliferação dos mosquitos) é necessário redobrar os cuidados para a prevenção.

Quais as medidas de prevenção e controle da dengue?

A melhor forma para a prevenção é eliminar os locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor (focos de acúmulo de água). Além disso, medidas para evitar o mosquito como: uso de mosquiteiros, telas e repelentes, também auxiliam na prevenção. Caso uma pessoa apresente sinais suspeitos de Dengue na sua residência, além do atendimento médico redobre os cuidados para evitar os mosquitos.

*Os conteúdos desta coluna têm caráter informativo e não substituem a consulta com um médico

Compartilhe essa notícia: