Em live realizada na tarde desta segunda-feira (23), o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que oito regiões seguem em bandeira vermelha na 29ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. O mapa definitivo passa a valer entre os dias 24 e 31 de novembro.
O governo do Estado recebeu 15 pedidos de reconsideração em relação ao mapa divulgado na sexta-feira (20), que indicava 13 regiões em bandeira vermelha.
Após análise do Gabinete de Crise, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Uruguaiana, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim ficam em bandeira vermelha.
Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado tiveram reconsideração e estão classificadas em bandeira laranja.
Aumento dos casos de Covid-19
Eduardo Leite justificou que o Rio Grande do Sul está entre as menores taxas de mortalidade do Brasil, comparado com outros estados brasileiros. Segundo a Secretaria da Saúde, o índice no Estado está em 57,3% (23° lugar).
Leite também destacou que o tempo de internação em leitos clínicos e de UTI caiu desde o início da pandemia. De acordo com a estimativa apresentada, um paciente ficava, em média, 12 dias internado no mês de maio. Já no mês de setembro, a internação registrada foi menor do que 10 dias.
“Como nós temos mais leitos de UTI e menor tempo de internação, temos melhor performance”, disse o governador. Questionado sobre as acusações de flexibilização das atividades durante o período eleitoral, Leite afirmou que “a responsabilidade do governo do Estado é para todos os momentos, independente do período eleitoral”.
O Rio Grande do Sul tem 298.670 casos confirmados de Covid-19.e 6.524 óbitos, enquanto 298.670 pacientes estão recuperados. A taxa de ocupação em leitos de UTI é de 75,9%.
Foto: Reprodução/YouTube Governo do Estado do RS