Foto: Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre

Uma mega operação foi realizada na manhã de hoje (11) em Porto Alegre com o objetivo de combater o comércio ilegal de mercadorias. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em imóveis localizados na rua General Vitorino, onde foram apreendidas uma tonelada e meia de produtos contrabandeados, somando cerca de R$ 300 mil reais.

A operação integrada com as forças de segurança é um desdobramento da Operação Calçada Livre que está ocorrendo desde abril, coibindo o comércio ilegal e também fazendo com que o comércio legal se adapte às regras, como não estender objetos para além do espaço destinado ao local.

Como forma de regularizar os comerciantes, a prefeitura de Porto Alegre oferece a oportunidade de inclusão dos ambulantes em cursos de capacitação em microempreendedorismo e vagas de trabalho intermediadas pelo Sine Municipal. Porém, nem sempre essas oportunidades são recebidas de braços abertos.
“Nós temos um problema que alguns (comerciantes) rejeitam o cadastro e querem continuar vendendo o seu produto no centro. Então, eles não querem essa oferta de buscar uma carteira assinada, porque às vezes o valor que eles ganham no mês com o comércio desses produtos é muito maior que uma carteira assinada”, destaca o secretário-adjunto de Segurança de Porto Alegre, Luís Zottis.

Nos locais que serviam como depósitos foram encontrados roupas, acessórios, carregadores de telefone, fones de ouvido, óculos de sol e grau, relógios, equipamentos eletrônicos, entre outros itens. A ação conjunta contou com um efetivo de mais de 50 agentes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e fiscais da prefeitura.

Compartilhe essa notícia: