| Carlos Eduardo Netto |
Durante esta quinta-feira (5), a Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro realizou uma incursão à Favela do Jacarezinho, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação que visava cumprir mandados de prisão contra traficantes deixou 25 mortos. A Favela é dominada pelo Comando Vermelho.
Segundo o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da UFF (Universidade Federal Fluminense), a ação policial é a com mais mortes na história do estado. O número se aproxima ao total de mortes de todo o mês de abril, quando as policias mataram 26 pessoas.
Desde junho do ano passado, operações policiais em morros cariocas estão proibidas pelo STF, em decorrência da pandemia. As polícias devem justificar ao Ministério Público o motivo para as ações.
A ação começou logo cedo da manhã. Moradores relataram barulhos de tiros e corpos pelas ruas do bairro. Também há relatos de que a polícia invadiu casas atrás de traficantes.
A Polícia Civil emitiu nota dizendo que a operação visava traficantes que aliciavam menores para entrarem na facção Comando Vermelho. De acordo com a corporação, os criminosos, além do tráfico de drogas, praticavam o roubo de cargas, de restaurantes e de pessoas, além de homicídios. Eles também teriam sequestrado trens dezembro de 2020 e abril de 2021.
Foto: Mauro Pimentel/AFP