Com 230 expositores, vindos de 132 municípios, o pavilhão da agricultura familiar da Expodireto Cotrijal deste ano atingiu seu recorde histórico. O local inclui agroindústrias, artesanato, artesanato indígena e flores e plantas. De acordo com a organização, entre as agroindústrias, 107 são lideradas por mulheres. Os expositores esperam superar o volume de vendas do ano passado, que chegou a R$ 1,7 milhão.
Presente na inauguração do espaço, ontem (6), o governador Eduardo Leite exaltou o pavilhão como um dos pontos altos da Expodireto. “O pavilhão da agricultura familiar representa um ambiente de alegria, de descontração, além de ter produtos muito saborosos. Existem grandes produtores em pequenas propriedades. A agroindústria forma renda, fixa os jovens no campo e oferece produtos de qualidade para a população. A exposição do produto oriundo da agroindústria familiar faz girar o mercado interno”, disse.
Segundo o Piratini, no Rio Grande do Sul, o número de trabalhadores do campo chega a 992 mil, sendo 80% dos estabelecimentos rurais pertencentes à agricultura familiar. As agroindústrias familiares participantes da Expodireto fazem parte do Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf).
O programa também busca ampliar a participação dos produtores nos mercados institucionais, oferece serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibiliza espaços de comercialização (como é o caso das feiras regionais e estaduais).