A Associação dos Permissionários do Mercado Público apresentou, na terça-feira (09), um projeto para recuperar o Mercado Público de Porto Alegre e permitir a reabertura do segundo andar, fechado desde 2013.  A proposta prevê um aporte de recursos por parte dos mercadeiros. Em contraponto, o setor ficaria responsável por toda revitalização e manutenção do espaço pelos próximos 25 anos.

O estudo foi entregue ao prefeito da capital, Sebastião Melo (MDB), durante a reunião. O projeto propõe a reforma do patrimônio arquitetônico, melhorias nas instalações logísticas e do sistema de gestão de resíduos, implementação de sistema de energia fotovoltaica, estruturação de espaço de usos múltiplos e coworking, área de turismo, cozinha-escola e reformas no entorno e nas calçadas do prédio.

Em resposta, Melo disse que o projeto deve ser analisado pela Secretaria Municipal de Parcerias e a Procuradoria-Geral do Município. O prefeito também afirmou que a proposta será analisada nas próximas semanas.

“Nosso compromisso é reabrir o Mercado Público na sua inteireza o mais rápido possível. A parceria com os atuais permissionários é uma das alternativas que será analisada pela Secretaria Municipal de Parcerias e pela Procuradoria-Geral do Município. O mais importante, no entanto, é que a questão seja solucionada e que o Mercado receba as melhorias necessárias”, disse Melo.

“O segundo andar está nessa situação desde o incêndio, em 2013. Temos muita pressa nisso. O Mercado Público é a alma da cidade”, destacou o prefeito.

Foto: Divulgação/PMPA

Compartilhe essa notícia: