Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam uma redução da taxa de transmissão da Covid-19. Segundo o boletim do observatório Covid-19 Fiocruz, da semana epidemiológica 41, entre 10 e 16 de outubro, a média diária de casos confirmados foi de 10.200 e 330 óbitos em razão da doença.

As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid no Sistema Único de Saúde (SUS) estão em relativa estabilidade, com 25 estados e 23 capitais fora da zona de alerta. De acordo com o boletim, os únicos estados na zona de alerta são Espírito Santo e o Distrito Federal.

Na visão dos pesquisadores, o principal fator para a continuidade de redução dos indicadores é a campanha de vacinação. No entanto, eles reforçam que, apesar da redução, ocorrem em algumas regiões oscilações nos registros, que “ratifica uma preocupação com a possibilidade de reveses”.

Outra análise do boletim indica que a redução dos níveis de isolamento ainda sinaliza cenários de transmissão do vírus. A taxa de letalidade da doença no país, que está em aproximadamente 3,2%, se mantém em valores considerados altos se observados os padrões internacionais.

O boletim da semana 41 pode ser acessado na íntegra AQUI

Foto: Istock/Divulgação

Compartilhe essa notícia: