O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) aprovou, na terça-feira (26), a instrução normativa que define a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.  

De acordo com o documento, estão previstas cinco etapas para que a revisão do plano diretor seja finalizada. A primeira delas, considerada preparatória, foi iniciada em agosto de 2019 e inclui a contratação de estudos específicos a partir do projeto de cooperação técnica internacional, mantido com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ainda em 2021, serão iniciadas as etapas de leitura da cidade e de sistematização e propostas. Ambas servem de diagnóstico para analisar a realidade de Porto Alegre. A aprovação na Câmara de Vereadores tem previsão para ocorrer no início de 2023, seguida pela etapa final de implantação e monitoramento.

O texto também documenta a estrutura organizacional que compõe o processo de revisão e as competências de cada um dos grupos:

  •       Coordenação técnica (composta por servidores da Smamus)
  •       Grupo de trabalho (GT) técnico operacional (composto por órgãos da administração municipal)
  •       CMDUA (composto pelos conselheiros do órgão)
  •       GT consultivo técnico (composto por conselheiros do CMDUA e universidades com graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo)
  •       GT consultivo das regiões de planejamento (composto pelas oito regiões de planejamento da cidade e um representante do orçamento participativo)

O Plano Diretor está previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo Estatuto da Cidade. O documento estabelece políticas de desenvolvimento, sustentabilidade, melhorias e expansão urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes. A revisão do plano deve ser feita de 10 em 10 anos pelo poder público.

Foto: Alex Rocha/Arquivo PMPA

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